terça-feira, 16 de setembro de 2014



 ERROS COMUNS EM PEQUENAS EMPRESAS: FIQUE LIGADO!!!

 

O ambiente do pequeno negócio já é desafiador por natureza, porém pode ficar ainda pior se alguns erros comuns forem cometidos. No ambiente externo nada ou pouca coisa pode ser feita, afinal certamente sozinho o empreendedor não consegue influenciar o câmbio ou mudar as leis tributárias.

É no ambiente interno, sob domínio do empreendedor, que alguns erros fatais acontecem. Vamos à alguns deles:
FOCO: Um erro comum é a falta de foco. Pequenas empresas muitas vezes não têm recursos para ir atrás de vários mercados simultaneamente, e se o fazem, sua comunicação acaba sendo confusa. A especialização simplifica sua vida e maximiza seus lucros. Foco ajuda a definir seu cliente e minimizar as forças da concorrência;
PROCESSOS GERENCIAIS: Muitas pequenas empresas não monitoram periódicamente indicadores de gestão que auxiliam na tomada de decisões. Isso reduz a capacidade e a velocidade de resposta aos problemas. Controlar as atividades operacionais, sejam administrativas ou produtivas, eleva a segurança quanto a estratégia à ser adotada;
PLANEJAMENTO: Sem um plano você não consegue saber onde vai. Você normalmente não tira férias sem um plano, então por que montaria algo tão importante ou complexo como um negócio sem um plano? O plano deve nortear as razões para suas decisões importantes. Monitorando o plano você pode adaptá-lo durante sua execução se necessário. As pessoas que planejam são geralmente mais bem sucedidas;
PREÇO: (I) Se preço fosse o mais importante as pessoas só comprariam nas lojas de R$ 1,99. (II) Sempre existirá alguém que ofertará um produto semelhante ao seu por um preço menor. É preciso diferenciar preço de valor. Qual diferencial competitivo será ofertado ao cliente? Este diferencial tem valor?
PÚBLICO-ALVO: Por mais que muitas pessoas andem pelas ruas com dinheiro no bolso, nem todas querem comprar seu produto. Sem uma definição clara do perfil do cliente, não se pode concentrar esforços que tragam resultados efetivos.
ORÇAMENTO: Muitas pequenas empresas não criam um orçamento para definir metas ou plano de despesas, custos fixos e variáveis. Pode-se planejar lucro e certificar-se que as receitas e despesas são alinhadas para oferecer suporte a esse objetivo.
Fique ligado, aprender com os erros dos outros é mais barato. A auto-suficiência pode levar a presunção de pensar que “comigo não vai acontecer”.
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Sobre o autor: Marco Antônio Murara é administrador, especialista em comunicação integrada Mestrando em administração e professor universitário.
visite o blog do autor em http://professormurara.wordpress.com/
Este texto é de responsabilidade do seu autor não refletindo, necessariamente, a posição do Sebrae/RJ

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